Dizer um poema é orar; todos os poetas são abençoados por Deus. (adapt. de Rosa Lobato de Faria)
quarta-feira, 7 de dezembro de 2016
K
e-s-q-u-i-n-a em aramista perfeito
É na esquina dos meus pensamentos que te espero, espuma fugidia em trapézio imóvel; gabas-te do quanto deslizaste, do quanto me fizeste confiar, das palavras que sumiste de mim; foste o resquício, o travo doce, o fugaz negrume, conforto de um funâmbulo, toda a duplicidade deste triunfo a que chamo "eu". Talvez não me creias assim. Não corro as as cordas de aço sem um caos delicioso; por isso, babugem de Outono, até de Dezembro, sou eu que estou ali: entre dois planos, perpendiculares ou paralelos, nada me importa.
(fonte da imagem: http://olhares.sapo.pt/funambulo-alado-foto4254470.html)
"[...] Apesar de tudo o que se passa à nossa volta, sou optimista até ao fim. Não digo como Kant que o Bem sairá vitorioso no outro mundo. O Bem é uma vitória que se alcança todos os dias. Até pode ser que o Mal seja mais fraco do que imaginamos. À nossa frente está uma prova indelével: se a vitória não estivesse sempre do lado do Bem, como é que hordas de massas humanas teriam enfrentado monstros e insectos, desastres naturais, medo e egoísmo, para crescerem e se multiplicarem? Não teriam sido capazes de formar nações, de se excederem em criatividade e invenção, de conquistar o espaço e de declarar os direitos humanos. A verdade é que o Mal é muito mais barulhento e tumultuoso, e que o homem se lembra mais da dor do que do prazer."
Naguib Mahfouz, romancista egípcio, na mensagem que enviou, em 1988, à Academia Real Sueca a agradecer o Prémio Nobel da Literatura, o único a ser atribuído até à data, a um escritor árabe
(cit. em "Dicionário do Islão", Margarida Lopes, ed. Notícias)
2 Comentários:
Eu fã do desafio da Maragarida cheguei nesse admirável blogue poético
Abraço
O funambulismo dos sonhos a tornar-nos cúmplices da vida...
Um belo poema, Jaime.
Uma boa semana.
Beijos.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial