Dizer um poema é orar; todos os poetas são abençoados por Deus. (adapt. de Rosa Lobato de Faria)
sábado, 6 de março de 2010
K
(des)caminho
Caminho grave, sem sentido, a rota resvalou mágoa abaixo, o trilho, esse, quase férreo, escapou-se pelos meus olhos. O passo torna-se infantil, quase gatinhado; a Lua não sobe, os pastos, imóveis, nem dão pelo vento, pelas razias doces, apopléticas. Quase vi o frio, soberbo, banhando-me o cabelo, em valsas obscuras, anelando-me a blasfémia. A vista esqueceu-se: nada mais há para caminhar, os juncos nada apontam, as passadas recusam-se:
"E, (...) fenece esta primeira farsa." (Gil Vicente in "Auto da Índia")
"[...] Apesar de tudo o que se passa à nossa volta, sou optimista até ao fim. Não digo como Kant que o Bem sairá vitorioso no outro mundo. O Bem é uma vitória que se alcança todos os dias. Até pode ser que o Mal seja mais fraco do que imaginamos. À nossa frente está uma prova indelével: se a vitória não estivesse sempre do lado do Bem, como é que hordas de massas humanas teriam enfrentado monstros e insectos, desastres naturais, medo e egoísmo, para crescerem e se multiplicarem? Não teriam sido capazes de formar nações, de se excederem em criatividade e invenção, de conquistar o espaço e de declarar os direitos humanos. A verdade é que o Mal é muito mais barulhento e tumultuoso, e que o homem se lembra mais da dor do que do prazer."
Naguib Mahfouz, romancista egípcio, na mensagem que enviou, em 1988, à Academia Real Sueca a agradecer o Prémio Nobel da Literatura, o único a ser atribuído até à data, a um escritor árabe
(cit. em "Dicionário do Islão", Margarida Lopes, ed. Notícias)
2 Comentários:
Eu me encanto ao passear por estes caminhos!!
Desculpe ter sumido por estes tempos, ando dispersa com todos a minha volta, mas juro que não esqueço jamais de quem mais aprecio!
Abraços meu amigo!
Continue com tuas belas palavras para iluminar nossos mais escuros dias!
caminhos de temor
lunares escarpas.
instinto de ave
contra a escuridão
e o enredo das raízes.
e um chamamento
uma valsa ondulada no princípio das águas
____
beijo
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial